Rede Elétrica Subterrânea
Rede Elétrica Subterrânea
A adoção de rede elétrica subterrânea nos Empreendimentos tem conquistado clientes pela beleza, segurança e eficiência.

A Bonafé Engenharia Elétrica projeta e executa redes elétricas subterrâneas para Loteamentos, Condomínios Residenciais e Parques Industriais.

Prática muito comum na Europa e Estados Unidos, a adoção da rede elétrica subterrânea apresenta diversas vantagens para o seu Empreendimento e aos futuros usuários, tais como:

  • - Estética: visual mais natural e harmônico, com ausência de postes de concreto, cabos e fios elétricos poluindo a paisagem e restringindo a área de passeio;
  • - Paisagismo: enquanto na rede elétrica tradicional há limitações das espécies que podem ser plantadas nas calçadas em função do risco de contato com os cabos elétricos, com a rede subterrânea não há este tipo de problema;
  • - Disponibilidade de energia elétrica: o fornecimento de energia não é afetado por fatores externos como vendavais, quedas de árvore e postes derrubados devido colisão de veículos;
  • - Segurança: ausência de risco com pipas e outras brincadeiras/atividades aéreas e de rompimentos de cabos causados, por exemplo, por caminhões, vendavais e quedas de árvore;
  • - Iluminação Ornamental: rede elétrica aérea deve respeitar os padrões de luminária e lâmpada da Concessionária local e/ou Prefeitura, já em uma rede subterrânea pode-se utilizar o modelo que desejar. Com isto, pode-se optar por postes ornamentais metálicos, com diversos formatos e cores, e adoção de lâmpadas de LED.
Concepção Geral da Rede Subterrênea

Uma rede elétrica subterrânea possui os mesmos elementos de uma rede elétrica tradicional (aérea), porém com configurações diferentes, e alguns dispositivos extras:

  • - Transformadores: nas redes subterrânea são utilizados transformadores em pedestal, posicionados sobre bases de concreto enterradas;
  • - Quadro de Distribuição em pedestal (QDP): protege e secciona a rede secundária do Empreendimento;
  • - Iluminação: como não possui postes de concreto, a iluminação ornamental do Empreendimento é com posters ornamentais metálicos;
  • - Telefonia e dados: devem possuir eletrodutos e caixas de passagem específicos, já que não podem compartilhar da estrutura da rede elétrica. Uma solução eficiente é unificar a telefonia e dados em uma única rede inteligente de fibra ótica;
  • - Pontos de atendimento: a alimentação é realizada através de caixas de passagem localizadas no passeio. Desta forma, o projeto urbanístico deve contemplar a divisão do passeio para arborização, rede elétrica, rede de dados e água.
Construção da Rede Subterrânea

A construção de uma rede elétrica subterrânea pode ser dividida em três etapas: civil, instalação eletromecânica e instalação da iluminação ornamental.

A primeira etapa, civil, são instalados todos os eletrodutos, caixas de passagem, bases de transformadores e de QDPs, bem como outras estruturas específicas. Como envolve abertura de valas no passeio e nas ruas, deve ser realizada logo após a implantação da infraestrutura de água, esgoto e drenagem e antes do asfalto.

A segunda etapa, instalação eletromecânica, envolve passagem de todos os cabos elétricos, instalação de transformadores e QDPs, colocação de barramentos e conexão de todos os elementos.

Por fim, é realizada a instalação da iluminação ornamental, que envolve instalação dos postes e conexão das luminárias à rede dedicada.

Após concluída a implantação, a Bonafé utiliza um sofisticado aparelho para testar a rede elétrica, e assim identificar e sanar eventuais falhas antes da energização e entrega para o cliente.

Ainda na documentação de entrega, a Bonafé disponibiliza para o cliente o “as-built” do projeto, muito importante uma vez que mostra a localização de todos os elementos enterrados da rede.

Rede Elétrica Subterrânea

Como Fazemos

Construímos a rede elétrica subterrânea de seu Empreendimento utilizando equipes altamente qualiricadas (possuimos em nosso quadro engenheiros eletricistas e civil) e somente materiais homologados, de fornecedores devidamente aprovados pelas Concessionárias de energia, com prazo de execução diferenciado e uma rede livre de defeitos. Com isto, garantimos os menores prazos possíveis para disponibilizar energia aos clientes finais.

NOSSAS VANTAGENS

Elaboramos o projeto elétrico do seu Empreendimento, em acordo com as normas da Concessionária de energia local, respeitando o projeto urbanístico e a paisagem local, garantindo assim uma solução eficiente, de qualidade e com segurança operacional e para os futuros usuários.

A Bonafé tem pleno conhecimento dos processos da análise de viabilidade e aprovação dos projetos elétricos de todas as Concessionárias de energia do Estado de São Paulo, garantindo assim eficiência e agilidade em todas as etapas dos processos.

Oferecemos solução integrada para fornecimento de energia elétrica ao seu Empreendimento, de forma que não será necessário se preocupar com datas, documentos, trâmites burocráticos nem tampouco administrar cronogramas. Trabalhamos no conceito 'turn-key', ou seja, a Bonafé é responsável por todas as etapas do projeto, desde sua elaboração até a energização do Empreendimento ('entrega da chave' nas mãos do cliente), garantindo assim ao cliente praticidade e agilidade.

Tem alguma dúvida sobre o seu projeto?

CONVERSE
COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Fale com a Bonafé