Institucional

Da elaboração do projeto até a energização do seu empreendimento

A Bonafé Engenharia Elétrica foi fundada em 1975, pelo Engenheiro Eletricista Antonio Galvão Sampaio Terra, e iniciou suas atividades nos ramos da telefonia e redes elétrica aérea.

Na telefonia atuou junto à Telecomunicações de São Paulo S/A (TELESP) na construção de redes telefônicas para a implantação do DDD (Discagem Direta à Distância) em diversos municípios do Estado de São Paulo. Por 12 anos também atuou como empreiteira da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), realizando a construção e manutenção de redes elétricas no âmbito estadual.

Já em redes elétrica aérea, a Bonafé consta em seu portfólio a execução de mais de 400 obras/projetos, mais de 116 mil postes implantados e mais de 35 mil quilômetros de cabos instalados. Uma história de sucesso que, apesar de todas as crises ao longo desses anos, persiste até hoje.

Em 1979 a Bonafé ingressa no mercado imobiliário, atuando como incorporadora de empreendimentos imobiliários (locação, compra e venda de imóveis) através da Bonafé Participações. Desde então, centenas de imóveis já foram comercializados, tornando a Bonafé Participações referência no segmento em Piracicaba e Região.

Entre os anos de 1986 e 2001, a Bonafé ampliou ainda mais seu escopo de atuação através da instituição da Bonafé Indústria e Comércio de Transformadores, empresa especializada na fabricação de transformadores de energia elétrica de média voltagem (de 15kVA até 4500kVA). Ao longo deste tempo, a Bonafé aprimorou sua estrutura organizacional e corpo técnico, ao mesmo tempo em que acumulou centenas de obras em seu portfólio.

Seguindo as tendências de seu mercado, a Bonafé cria a marca “ECO-REDES”, que corresponde à distribuição de energia elétrica por meio de redes elétricas subterrâneas, associadas ou não com outras redes (telefônicas, internet, circuitos de TV, entre outras).

Em 2008, a diretoria da Bonafé funda a AEEE - Associação das Empresas de Energia Elétrica, uma associação de voluntários, sem fins lucrativos, para defender os interesses das empresas associadas, bem como para desenvolver ações educativas e culturais. A AEEE ministra diversos cursos para a formação de profissionais, tanto da área operacional (curso de eletricistas, curso de operadores de “guindauto”, curso de projetistas e técnicos diversos), quanto da área administrativa, além de cursos de filosofia, costura, bordados, artesanato, para colaboradores e suas famílias, num esforço de responsabilidade social.

Em 2016 ocorre a fundação da Terra Energia, empresa instituída única e exclusivamente para atuar no segmento de redes elétricas subterrâneas (atividade inciada anteriormente em 2006 através da Bonafé Engenharia).

Em 2018, através da parceria com a Solstar, referência no mercado nacional, a Bonafé Engenharia ingressa no segmento de energia fotovoltaica solar. Mais uma vez, a Bonafé busca se inovar para contribuir ainda mais para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Atualmente o Grupo Bonafé tem como CEO Ricardo Pavan Terra, Engenheiro Elétrico graduado em 2001 na Universidade de São Paulo (USP), conta com mais de 30 colaboradores e tem atuação em todo o Estado de São Paulo.

Nosso Diferencial

Saiba os principais motivos pelos quais a Bonafé Engenharia Elétrica é referência no mercado de energia elétrica.

  • Equipe Especializada

    Equipe altamente qualificada, experiente e em constante evolução para oferecer a melhor solução ao seu projeto

  • Projetos Elétricos

    Projetos eficientes e em conformidade com as normas das Concessionárias, sempre respeitando o projeto urbanistico e a a paisagem local

  • Materias Homologados

    Utilizamos somente materiais homologados pelas Concessionárias, garantia de segurança ao seu projeto e aos futuros usuários

  • Estoque de Pronto Atendimento

    Estoque para atendimento imediato, garantia de agilidade na execução da obra e atendimento rápido a possíveis emergências

  • Fornecedores Certificados

    Procedência legal, com garantia e com a qualidade necessária para que sua obra/projeto tenha alta performance

  • Suporte ao Cliente

    Consultores comerciais e equipe técnica sempre disponível, desde o primeiro contato, para total suporte ao cliente

Loteamentos, condomínios residenciais e parques industriais

Todas as nossas obras/projetos são elaborados e executados de acordo com as normas vigentes das Concessionárias locais, sempre aliando o melhor custo benefício, respeitando o projeto arquitetônico do Empreendimento e a paisagem local, além da alta qualidade, segurança e performance. Atendimento total as necessidades e a satisfação dos nossos clientes são nosso maior objetivo.

  • Mais de

    0 .000

    Postes Implantados

  • Mais de

    0 .000

    Metros de Rede Elétrica

  • Mais de

    0 .000

    Km de Cabos Instalados

Palavra do Presidente

É com grande satisfação que atuamos no ramo de engenharia elétrica desde 1975, sempre nos reinventando e trabalhando no presente por um futuro melhor para todos. Como atual presidente - e com o apoio de nossos colaboradores - estou permanentemente me esforçando para acelerar o desenvolvimento de nossa organização, pois sabemos que tudo está em evolução e, portanto, buscamos sempre nos aprimorar e “distribuir luz”.


Construímos redes de distribuição de energia elétrica aérea e subterrânea para propiciar conforto, segurança e melhores condições de vida para a população, facilitando o crescimento da sociedade e dos indivíduos.

Nossa conduta está baseada em nossos valores: Qualidade, Agilidade e, acima de tudo, Responsabilidade. Respeitamos nossos colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores, pois todos são importantes para fazemos o melhor que podemos.

Ricardo Terra

Presidente da Bonafé Engenharia Elétrica

Presidente Ricardo Terra

A experiência de 45 anos de mercado e um portfólio de centenas de obras de redes aéreas e subterrâneas garantem a entrega de soluções com qualidade e eficiência.

Especializada em redes elétrica aérea, método tradicional e mais difundido nacionalmente, e subterrânea, tendência nos Empreendimentos que querem valorizar ainda mais a estética e a paisagem local, e em energia fotovoltaica, tendência de energia renovável que tem ajudado milhares de pessoas e empresas a reduzirem suas contas de energia elétrica em até 95%.