CONTA DE LUZ TERÁ AUMENTO MÉDIO DE 16,6% NO BRASIL ENTRE 2022 E 2030

A tarifa de energia terá um aumento de 16,6% no Brasil entre 2022 e 2030, mostra estudo elaborado pela consultoria Volt Robotics. A estimativa leva em conta a evolução de custos para baixa tensão em 26 distribuidoras que representam 90% do mercado do país.

A pesquisa contabilizou o impacto de diferentes componentes na variação de custos, como encargos, transmissão, energia e distribuição, além de simular o comportamento do consumidor de energia nos próximos anos.

Conforme o Managing Director da Volt Robotics, Donato da Silva Filho, o cálculo incluiu elementos como o perfil do consumo e demanda, as tarifas e custos no mercado livre de energia, regulado e na geração distribuída, migrações para o mercado livre e adoção da autoprodução.

Com o aumento médio de 16,6% nas tarifas de baixa tensão do país até 2030, o especialista avalia que consumidor buscará se proteger e ter mais controle sobre os custos. “Ele fará uso das armas que tem a disposição, como se tornar autoprodutor, migrar para o mercado livre ou instalar um sistema de geração distribuída.”

Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado esse mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a energia elétrica residencial acumulou aumento de 6,79% no primeiro semestre de 2023. O número supera a inflação do país no período, que foi de 2,87%.

Vai continuar pagando caro pela sua energia elétrica?

WhatsApp: https://bit.ly/2MRY63a

E-mail: comercial@bonafe.com.br

Telefone: 19-3424-1988

Site: www.bonafe.com.br

Fonte: Canal Solar

#energiasolar #energia #energiafotovoltaica #energiaeletrica #energialimpa #energiarenovavel #investimento #economia #contadeluz #piracicaba #lcontadeluz #reajuste #2022 #2030

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *