COMO O CLIMA INFLUENCIA O SETOR FOTOVOLTAICO?

O Brasil tem registrado temperaturas extremamente elevadas ao longo do inverno e nas últimas semanas os termômetros marcaram 40º em algumas regiões do país. Mas como isso influencia o setor fotovoltaico?

Um dos efeitos do clima quente é o aumento do consumo de energia elétrica, em função do maior uso de refrigeradores e ar-condicionados.

O pico de consumo ocorre no meio da tarde, entre 14h e 15h, quando o calor é mais intenso e o ar condicionado está operando no máximo.

O desconforto térmico e o consequente aumento do consumo de energia desperta nos consumidores o interesse por soluções que reduzam a conta de luz, impulsionando as vendas no mercado de varejo de energia solar, com destaque para os setores residencial e comercial, cujos consumos cresceram 6,6% e 4,2% no segundo trimestre de 2023, de acordo com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

Além disso, a maior irradiação solar favorece o aumento da produção de energia elétrica pela fonte fotovoltaica. No entanto, temperaturas muito elevadas podem comprometer a eficiência dos módulos devido ao aquecimento do equipamento em estágio superior ao planejado para operação ótima.

A tensão e a potência de uma string sofrem bastante influência da temperatura, em dias com temperaturas muito elevadas, a tensão e a potência tendem a cair proporcionalmente a partir de coeficientes que estão presentes nas folhas de dados dos módulos.

Isso significa que pode haver uma queda de geração em dias com temperaturas muito altas e o cliente pode entender isso como uma queda de rendimento do seu sistema, mas na verdade é uma redução na geração devido a influência da alta temperatura, já esperada devido a este conhecido comportamento dos módulos em relação à temperatura ambiente e em sua superfície.

WhatsApp: https://bit.ly/2MRY63a

E-mail: comercial@bonafe.com.br

Telefone: 19-3424-1988

Site: www.bonafe.com.br

Fonte: Canal Solar

#energiasolar #energia #energiafotovoltaica #energiaeletrica #energialimpa #energiarenovavel #investimento #economia #contadeluz #piracicaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *