ENERGIA SOLAR FLUTUANTE GANHA ESCALA: CONHEÇA OS PRINCIPAIS PROJETOS NO BRASIL E NO MUNDO

🗣Portugal realizou em 05/04 seu primeiro leilão de energia solar flutuante. O certamente teve como vencedoras EDP, Voltalia e Endesa e terminou com 183 MW de capacidade contratada. O maior lote, conquistado pela EDP, permitirá a instalação de 154 MW de energia renovável, incluindo a hibridização com capacidade eólica. O governo português considerou o leilão um sucesso, garantindo preços baixos de energia.

A iniciativa ilustra o crescimento da energia solar flutuante no setor elétrico mundial. Esse tipo de projeto é vantajoso para regiões com terrenos escassos e áreas de água disponíveis, além de trazer potencial de geração hibrida quando instalada em reservatórios de hidrelétricas.

Maior projeto de mundo: No final de 2021, a China conectou o projeto Wenzhou Taihan de 550 MW, a maior usina solar fotovoltaica do mundo. O empreendimento, desenvolvido pela Astronergy/Chint Solar, conta com mais de 1,4 milhão de módulos, cobrindo uma área de 4,7 km quadrados, e gera energia o suficiente para atender 130 mil residências. A instalação combina geração de energia com piscicultura, ajudando a regular a temperatura e a quantidade de oxigênio na água, tornando-a mais adequada para a criação de peixes.

Potencial no Brasil: O Brasil possui as maiores bacias hidrográficas do mundo, um enorme parque hidrelétrico e uma incidência solar privilegiada. Esses fatores ilustram o forte potencial para o desenvolvimento de projetos fotovoltaicos flutuantes. A primeira usina do tipo no Brasil foi realizada pela Companhia Hidrelétrica do Rio São Francisco (Chesf), do Grupo Eletrobrás. Foram implementados painéis fotovoltaicos flutuantes em área de 10 mil metros quadrados na hidrelétrica de Sobradinho, no interior da Bahia. Outros projetos pilotos estão sendo desenvolvidos no País, como o da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) na represa Billings, em São Paulo. É a primeira usina fotovoltaica flutuante a partir de módulos fabricados no Brasil.

Aqui você fica por dentro de todas as novidades!

WhatsApp: https://bit.ly/2MRY63a

E-mail: comercial@bonafe.com.br

Telefone: 19-3424-1988

Site: www.bonafe.com.br

#energiasolar #energia #energiafotovoltaica #energiaeletrica #energiapositiva #invest #empreendedores #empreenda #vendas #piracicabaeregiao #saopaulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *