COMO A ENERGIA ELÉTRICA CHEGA ATÉ NOSSAS CASAS?

🗣A primeira etapa de todo processo para que a energia chegue em nossas casas é a geração de energia. As geradoras produzem energia elétrica através de diferentes fontes de energia, como por exemplo: solar, eólica, gás natural, carvão, petróleo, hidráulica e biomassa (resíduos de cana de açúcar e casca de arroz).

Depois de ser gerada, a energia é escoada pelas chamadas linhas de transmissão. Essas linhas de transmissão carregam a energia em alta tensão por longas distâncias até chegar às cidades.

Ao chegar na cidade, a energia passa por uma subestação onde transformadores de tensão diminuem a sua voltagem. Em seguida, a eletricidade entra na rede de distribuição por onde será levada por cabos até as ruas. Esses cabos são os mesmos que vemos nos postes espalhados pela cidade.

Antes da energia chegar em nossas casas, os transformadores diminuem a voltagem da energia novamente, chegando a 127 ou 220 volts. Vale lembrar que desde 1999 a energia que chega nas casas não é mais a tensão nominal de 110 volts, como comumente falamos, pois ela foi substituída pela de 127 volts. Por último, a eletricidade passa pela caixa do medidor de energia, presente em nossas casas. É a partir desse medidor que o consumo de energia é calculado.

Aposto que você não conhecia todos esses detalhes né? Com a gente você conhece no detalhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *